Acendimento da 'Chama Crioula' marca início dos Festejos Farroupilhas, com homenagem às vítimas da enchente no RS
14/09/2024
Ato faz parte da celebração do dia 20 de setembro, data em que a Guerra dos Farrapos começou em 1835. Vice-governador do estado comandou solenidade no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Vice-governador, Gabriel Souza (MDB), acende a 'Chama Crioula' no Palácio Piratini, em Porto Alegre
Joel Vargas/GVG
A "Chama Crioula" foi acesa, neste sábado (14), em Porto Alegre, marcando o início dos Festejos Farroupilhas. O evento celebra o aniversário da Guerra dos Farrapos, iniciada em 20 de setembro de 1835. A data, que cai na próxima sexta-feira, é feriado no Rio Grande do Sul.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A centelha da "Chama Crioula" foi gerada em Alegrete, na Fronteira, em 18 de agosto. Desde então, o fogo percorreu diversas cidades do estado, sendo carregado por cavaleiros.
O vice-governador Gabriel Souza (MDB) comandou a solenidade, realizada no salão de entrada do Palácio Piratini, a sede do Executivo gaúcho. O político dedicou o ato às vítimas da enchente de maio de 2024, que deixou 183 mortos no estado.
"Neste ano, além de celebrar a cultura e a história gaúcha, o 20 de Setembro é marcado também por homenagens àqueles que pereceram nos recentes eventos meteorológicos e aos voluntários, muitos anônimos, que foram fundamentais. Somos extremamente gratos a todos que ajudaram o próximo com solidariedade e salvaram vidas", destacou o vice-governador.
Em setembro de 2023, os desfiles farroupilhas foram cancelados em diversos pontos do estado. No início daquele mês, outra enchente havia deixado 54 mortos, a maioria no Vale do Taquari.
Na capital, o Desfile Farroupilha está marcado para as 8h30 de sexta (20), com o desfile cívico-militar, seguido pelo desfile temático e pela tradicional passagem dos cavalarianos. As apresentações acontecem na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, com acesso gratuito às arquibancadas.
Na edição deste ano dos Festejos Farroupilhas, o cantor missioneiro Pedro Ortaça foi escolhido como patrono. O evento celebra os 100 anos de nascimento do também missioneiro Jayme Caetano Braun.
Chegada da 'Chama Crioula' ao Palácio Piratini, em Porto Alegre
Joel Vargas/GVG
'Chama Crioula'
O termo "crioulo", no Rio Grande do Sul, significa o que é nativo do estado.
A primeira "Chama Crioula" foi acesa em 7 de setembro de 1947 em Porto Alegre pelo Grupo dos Oito, liderado pelo folclorista Paixão Côrtes. Originado em uma centelha da Pira da Pátria, o fogo simboliza a união do Rio Grande do Sul com o Brasil.
Outra celebração tradicional dos festejos de 20 de setembro é o Acampamento Farroupilha, realizado na capital desde a década de 1980. Centenas de grupos tradicionalistas montam piquetes (espécies de galpões de madeira) em um parque na região central de Porto Alegre.
Começa o Acampamento Farroupilha em Porto Alegre
VÍDEOS: Tudo sobre o RS