Arremesso de espiga de milho: saiba como são as provas dos Jogos Rurais no RS
15/09/2024
Objetivo é valorizar as atividades realizadas nas propriedades do interior do estado. Competição envolve nove modalidades. Disputa está na 3ª edição e é organizada pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar). Arremesso de espiga de milho nos Jogos Rurais
Brincadeiras tradicionais de infância como tiro de estilingue, cabo de guerra e corrida de saco têm um significado especial nos Jogos Rurais, que acontecem no Rio Grande do Sul. Com o objetivo de valorizar as atividades realizadas nas propriedades do interior do estado, os competidores entram na disputa também em busca de uma medalha.
No entanto, entre as modalidades, uma chama mais a atenção: o arremesso de espiga de milho no balaio (veja vídeo acima).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Ao contrário do que pode parecer, não se trata apenas de lançar uma espiga de milho em um cesto. Segundo os moradores das regiões participantes no RS, a prática exige técnica e preparo.
“Eu pego uma caixa de papelão e deixo numa distância grande no pátio lá de casa. E aí fico treinando arremessando bastante tempo”, explica o estudante Adrian Santos.
Arremesso de espiga de milho nos Jogos Rurais em Santa Cruz do Sul
Reprodução/ RBS TV
Organizada pelo Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), a disputa chega a sua terceira edição com quase o dobro dos participantes de 2023.
A competição conta com nove modalidades:
Arremesso de espiga de milho no balaio;
Carrinho de mão;
Cabo de guerra;
Corrida de saco;
Dominó;
Laçada de vaca parada;
Quiz;
Tiro ao alvo com estilingue;
Xadrez.
Adolescentes competindo cabo de guerra nos Jogos Rurais em Santa Cruz do Sul
Divulgação/ Maurício Concatto
Segundo a analista de Promoção Social do Senar, Andrea Krug, a missão da disputa é desenvolver a qualidade de vida e bem-estar das pessoas que vivem no meio rural e descobrir novos talentos.
“Percebemos que nossos programas e atividades eram voltados aos adultos. Como forma de trabalhar o bem-estar dos jovens do campo, vislumbramos essa possibilidade por meio da criação dos Jogos Rurais”, diz Andrea Krug, analista de Promoção Social do Senar.
LEIA TAMBÉM
Cultura gaúcha movimenta R$ 4,5 bi por ano, aponta estudo de universidade do RS
VÍDEO: Mano Lima canta para cavaleiros da Chama Crioula em São Borja
Campanha para bibliotecas afetadas pela enchente no RS deve atender até 100 instituições com mais de R$ 500 mil doados
A etapa regional do Vale do Rio Pardo aconteceu na quinta-feira (12), em Santa Cruz do Sul, na sede da UNISC, e recebeu cerca de 500 atletas, de 11 a 16 anos.
Os Jogos Rurais terão ainda mais seis etapas regionais:
Santo Ângelo, em 18/09;
Jaguari, em 09/10;
São Lourenço do Sul, em 10/10;
Tapera, em 24/10;
Vacaria, em 07/11;
São Jerônimo, em 13/11.
Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares nas etapas regionais, por modalidade e região, participarão da etapa final em Porto Alegre, dia 23 de novembro, no Sesc Protásio Alves.
Todos os participantes receberão medalha de participação nos Jogos Rurais.
Medalha dos Jogos Rurais
Divulgação/ Maurício Concatto
VÍDEOS: Tudo sobre o RS